O Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal é um projeto de pesquisa realizado pelo grupo de pesquisa do Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Pioneiro no DF, este projeto envolve quatro fases essenciais para investigar, identificar e analisar vocações e competências da Economia Criativa no Distrito Federal e suas Regiões Administrativas, com vistas à promoção da mudança na matriz econômica da região
Além de produzir um panorama, a pesquisa visa propor estratégias e planos de ações de curto, médio e longo prazo para a organização de polos articulados em clusters e em arranjos produtivos locais nas regiões administrativas do Distrito Federal. São objetivos específicos da pesquisa:
Reforçar a capacidade institucional e a administração pública eficiente no setor;
Promover a qualificação dos recursos humanos e a sensibilização da população;
Conhecer todas as atividades criativas do DF;
Detectar as competências e vocações por região;
Mapear a natureza das organizações produtivas por segmento.
Entre as metodologias utilizadas na pesquisa, a revisão de escopo visa examinar a produção acadêmica sobre a Economia Criativa nas pós-graduações brasileiras, abordando aspectos quantitativos e qualitativos. Além disso, também foi realizada a análise do estado da arte da Economia Criativa a nível internacional para a avaliação do seu desenvolvimento.
Esses resultados fazem parte de uma etapa mais ampla do projeto que analisa a Economia Criativa no Distrito Federal, buscando identificar domínios criativos com relevância mercadológica, bem como as vocações de cada RA do DF; analisar o mercado e o perfil dos empreendedores criativos e investigar as percepções de consumo nesses domínios. A pesquisa utiliza abordagens qualitativas e quantitativas, como métodos cartográficos para mapear e analisar os dados: os círculos comunitários e safáris fotográficos.
O projeto é realizado pelo grupo de pesquisa do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).
O programa de pós-graduação da universidade é o primeiro e único mestrado profissional em Comunicação do Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB é reconhecido com conceito 4 pelas Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que qualifica o curso com reconhecimento acadêmico. É um dos mestrados profissionais com melhor qualificação no DF e possui o mesmo nível de outros mestrados do Centro-Oeste.
Única universidade particular do Distrito Federal, a UCB é uma instituição de ensino superior católica, filantrópica e comunitária. A UCB busca contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais competentes e comprometidos com o bem comum.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. A universidade conquistou novamente IGCC 4, e permanece liderando o ranking entre as instituições de ensino superior privadas do DF e Centro-Oeste.
A pesquisa conta com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), por demanda da Câmara de Economia Criativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), além de recursos de emendas parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).