Etapas da Pesquisa

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A primeira fase, documental, de caráter teórico-metodológico, promove uma revisão bibliográfica e análise documental conceitual, assim como o mapeamento dos atores da Economia Criativa do Distrito Federal, para a coleta de dados que permitam uma atualização do estado da arte da Economia Criativa.

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A segunda fase do projeto consiste em analisar as potencialidades e vocações do mercado da Economia Criativa nas RAs do DF, a partir de uma apresentação sistematizada de cenários de consumo para os Domínios Criativos do DF.

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Com a meta de desenvolver um plano de ações para a Economia Criativa do DF, a terceira etapa visa a promoção da mudança da matriz econômica da região, além da elaboração de proposição de ações formativas a partir das vocações e competências, e a identificação de oportunidades de trabalho em Economia Criativa.

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A quarta fase propositiva final consistirá na tabulação dos resultados, na compilação em dados estatísticos, na análise crítica dos dados e na apresentação do plano de ação.

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Etapa 1

Dividido em quatro etapas, as atividades do Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal iniciaram em novembro de 2022. A primeira fase, documental, de caráter teórico-metodológico, promove uma revisão bibliográfica e análise documental conceitual, assim como o mapeamento dos atores da Economia Criativa do Distrito Federal, para a coleta de dados que permitindo uma atualização do estado da arte da Economia Criativa. Para a primeira fase, foram realizadas quatro etapas:

1) Revisão de escopo;
2) Revisão sistemática;
3) Análise da legislação
4) Análise dos documentos institucionais.


Essas etapas iniciais deram o embasamento necessário a uma elaboração conceitual precisa da dinâmica da Economia Criativa para dar seguimento à pesquisa nas fases seguintes do projeto.

Os domínios criativos são categorizados em Círculos Dinâmicos que se estruturam e se organizam a partir das complexidades de seus ciclos de criação e produção: C1- Núcleo Atividades Primárias, C2 - Indústrias Culturais, C3 - Indústrias Criativas Complexas e C4 - Atividades Relacionadas. É uma perspectiva inclusiva e interdependente das novas relações entre a produção cultural e artística, científica e tecnológica que articula indústrias e consumo.

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Etapa 2

A segunda fase do projeto consiste em analisar as potencialidades e as ç do mercado da Economia Criativa nas RAs do DF, a partir de uma apresentação sistematizada de cenários de consumo para os Domínios Criativos do DF. Acompanham o objetivo geral as seguintes especificidades: 

1) Conhecer os Domínios Criativos de maior relevância mercadológica no DF; 
2) Analisar o mercado da Economia Criativa e o perfil dos empreendedores e microempreendedores criativos do DF, considerando as diferentes realidades socioculturais e econômicas de cada RA; 
3) Mensurar o potencial mercadológico das RAs do DF para a Economia Criativa; 
4) Investigar as práticas de consumo nos Domínios Criativos e RAs com maior participação na economia do DF; 
5) Projetar públicos existentes e potenciais e identificar nichos de mercado para a Economia Criativa do DF.

A partir da base conceitual, apresentada no 1º relatório, buscou-se, ampliar e aprofundar a proposta dos Círculos Dinâmicos no DF a partir de um levantamento quantitativo das atividades criativas desenvolvidas em cada domínio, correlacionando essas atividades com aquelas classificadas pela CNAE/IBGE, pelo Itaú Cultural e pela UNESCO.

Identificou-se que há no Distrito Federal atuação nos 25 domínios criativos e que há ao menos uma atividade criativa em todas as Regiões Administrativas, envolvendo no total mais de 90 mil agentes (uma atualização das ocupações, CBOs, mostra que esse número subiu para além de 130 mil). 

Em torno desse ecossistema criativo o segundo relatório apontou, com base nos dados da Codeplan e IPEDF, que a Economia Criativa representa em torno de 3,5% do PIB do Distrito Federal, acima de 9 bilhões de reais. Se forem consideradas as aferições do IPEDF para PIB e arrecadação, esse valor e percentual pode ser maior.

Esses dados foram complementados com o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, também apresentada de forma parcial no segundo relatório, e que consistiu em uma pesquisa-intervenção (PASSOS; BARROS, 2020), de abordagem cartográfica (KASTRUP, 2012), realizada a partir dos instrumentos de grupos de discussão (GODOI, 2013) – Os círculos comunitários -  e de técnicas de observação -  os Safáris Fotográficos. 

Inicialmente, foram realizados 10 (dez) Círculos Comunitários nas RA’s: Guará, Águas Claras, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Arniqueiras, Santa Maria, Cruzeiro, Gama e Recanto das Emas, envolvendo um total de 66 agentes criativos participantes. Já durante os Safáris Fotográficos, foram visitados 63 (sessenta e três) pontos culturais que, em diálogo e complemento aos dados coletados nos Círculos Comunitários, indicaram potenciais para o desenvolvimento da Economia Criativa nas RA’s visitadas.

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Etapa 3

Com a meta de desenvolver um plano de ações para a Economia Criativa do DF, a terceira etapa visa a promoção da mudança da matriz econômica da região, além da elaboração de proposição de ações formativas a partir das vocações e competências, e a identificação de oportunidades de trabalho em Economia Criativa. A proposta está fundamentada em: 

1) condicionantes ou fatores favoráveis e desfavoráveis para o desenvolvimento da EC a serem observados; 
2) alternativas estratégicas, incluindo políticas públicas, considerando o pressuposto do diagnóstico e prognóstico e os marcos normativos setoriais, e iniciativas privadas, para o desenvolvimento da EC; 
3) o valor gerado pela EC em direção ao desenvolvimento econômico e social de uma região, traduzindo em indicadores que facilitem a gestão desse processo.


No terceiro relatório são apresentados uma ampliação e aprofundamento dos dados que já tinham sido mostrados no segundo documento, finalizando a investigação por meio de Círculos Comunitários e Safáris Fotográficos em todas as Regiões Administrativas do DF, bem como realizando um cruzamento dos dados quali-quantitativos que permitiu firmar um cenário concreto para o desenvolvimento da Economia Criativa no DF. 

O cenário aponta para os principais domínios criativos presentes no DF, para o perfil dos agentes criativos, vocações, perspectivas de carreira, percepções de consumo e proposições de desenvolvimento em cada Região Administrativa dentro dos 25 domínios criativos constituintes dos Círculos Dinâmicos. 

Além de indicar as principais vocações de cada região para a Economia Criativa, o cruzamento e análise dos dados, com condução metodológica a ser apresentada a seguir, constatou, em um nível macro, o potencial econômico que os domínios criativos representam para o desenvolvimento sustentável da Economia Criativa na capital federal. 

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Etapa 4

A quarta fase propositiva final consistirá na tabulação dos resultados, na compilação em dados estatísticos, na análise crítica dos dados e na apresentação do plano de ação.

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